Turbulência no Mundo das Startups: Dramas, Reviravoltas e Oportunidades
Bem-vindo à Startups Weekly, o resumo semanal de Haje sobre tudo o que você não pode perder no mundo das startups. Inscreva-se aqui para recebê-lo em sua caixa de entrada todas as sextas-feiras.
Techstars em Turbulência: Mudança de Liderança e Desafios
Parece que o drama da Techstars ganhou um novo enredo. A CEO Maëlle Gavet está deixando a empresa, e o co-fundador David Cohen está retornando para tentar salvar o dia – ou pelo menos tentar. O mandato de três anos e meio de Gavet foi uma montanha-russa de controvérsias, desde a saída de funcionários até o fechamento de programas de aceleração mais rápido do que se pode dizer “pivô”. Apesar de um negócio de $80 milhões com o JPMorgan ter se transformado em um desastre no nível do Titanic e de ter perdido $7 milhões em 2023, ela afirma que não trocaria a experiência por nada. Quanto a Cohen, ele está animado com seu retorno como CEO.
Linktree Atinge 50 Milhões de Usuários
O Linktree acaba de atingir a marca de 50 milhões de usuários, provando que todo mundo e sua avó agora têm um link-in-bio. De modestos 2,7 milhões em 2019 a esse número astronômico, eles são basicamente o aluno popular da escola com quem todo mundo quer sentar. O Linktree está lançando recursos de comércio social para que os criadores possam adicionar lojas em suas páginas e ganhar comissões de grandes marcas como Adidas e Sephora. Com mais de $300 milhões em vendas mensais já fluindo por meio desses links, fica claro que eles não estão brincando.
OpenAI Enfrenta Problemas com Chatbot Sky
Parece que o último chatbot da OpenAI, o Sky, fez sua melhor imitação de Scarlett Johansson e foi pego em flagrante! A voz do AI estava flertando muito próxima da icônica voz da ScarJo. A OpenAI jura que não estava tentando recriar seus tons sensuais de “Her”, mas a internet não pôde deixar de notar a semelhança incrível. O CEO Sam Altman até tuitou “dela” porque, bem, por que não, não é mesmo? Agora que Johansson contratou advogados mais rápido do que se pode dizer “deepfake”, a OpenAI retirou a voz do Sky de seu produto, enquanto as manobras legais estão rondando para encontrar uma solução para essa bagunça.
ChatGPT Mobile App Gera Receita Milionária
Enquanto isso, a OpenAI não parece estar sofrendo muito. O aplicativo móvel do ChatGPT acabou de bater um jackpot de receita com o lançamento do GPT-4o. Apesar de prometer acesso gratuito na web, a OpenAI decidiu empurrar os usuários móveis em direção a uma assinatura mensal de $19,99 se quisessem entrar na ação. Reviravolta: as pessoas estão desembolsando mais do que suas assinaturas da Netflix por isso. Apenas na primeira semana, a receita líquida disparou em 22%, arrecadando até $900.000 por dia e totalizando impressionantes $4,2 milhões de 13 a 17 de maio.
Startup Francesa H Levanta Impressionantes $220 Milhões
Na última edição de “Quanto Dinheiro Podemos Jogar na IA”, a startup francesa H acaba de garantir incríveis $220 milhões em financiamento semente. Sim, você leu certo – financiamento semente. Com uma equipe fundadora que se gaba de mais ex-funcionários do Google DeepMind do que uma reunião do Vale do Silício, a H está mirando revolucionar a produtividade com seus “modelos de ação de fronteira”. Traduzindo: eles estão construindo robôs para fazer nossos trabalhos melhor do que nós. Lembre-me por que estou aqui digitando este boletim informativo com meus dedos literais? Bem-vindo ao mercado de trabalho em 2023, onde em vez de virar hambúrgueres, você pode programar um robô para fazê-lo por você.
Oportunidades em Robótica
Brian compilou uma lista de 81 empresas de robótica que estão contratando mais rápido do que se pode dizer “inteligência artificial”. Desde humanoides que podem roubar seu emprego (ou fazer seu café) até drones garantindo que seus pacotes da Amazon cheguem antes mesmo de você clicar em “comprar”, nunca houve um momento mais emocionante – ou aterrorizante – para mergulhar na robótica. Então vá em frente, candidate-se agora e garanta seu lugar no corajoso novo mundo dos senhores mecânicos 🤖.
Referências
Referência: Startups Weekly: Drama at Techstars, Drama in AI, Drama Everywhere