Rumo a Displays de 1000Hz: A Evolução Contínua da Suavidade de Movimento
Rumo a Displays de 1000Hz: A Evolução Contínua da Suavidade de Movimento
A indústria de monitores de jogos está constantemente empurrando os limites da taxa de atualização, com a recente revelação de um protótipo de 4K a 1.000Hz pela TCL CSOT na DisplayWeek 2024. Essa impressionante façanha tecnológica levanta questões sobre se finalmente atingimos um ponto de retornos decrescentes na batalha pela máxima suavidade de movimento, ou se 1.000Hz é apenas mais um passo em direção a níveis de fluidez ainda inimagináveis para a maioria dos jogadores.
Entendendo a Importância da Taxa de Atualização
Pesquisas sugerem que a maioria dos seres humanos deixa de detectar cintilação em luzes pulsando a cerca de 60Hz, levando muitos a acreditarem erroneamente que o olho humano “não pode ver além de 60 fps”. No entanto, a reação do olho à ilusão de movimento em uma tela composta por milhões de pixels individuais pode ser bastante diferente.
Testes simples de movimento em monitores de alta qualidade demonstram claramente as vantagens de taxas de atualização acima de 60Hz. Objetos em movimento na tela parecem muito menos desfocados à medida que você sobe na curva da taxa de atualização, pois os pixels da posição anterior do objeto “persistem” por menos tempo em taxas mais altas. Essa baixa persistência pode ser especialmente importante em displays de realidade virtual, onde o desfoque de movimento e taxas de atualização mais baixas podem levar a enjoos.
Rumo a 1.000Hz e Além
De acordo com a Ars Technica, uma vez que os displays chegam a cerca de 1.000Hz, você começa a ver resultados em que “as coisas param de ficar desfocadas”. Mas taxas de atualização ainda mais rápidas podem ajudar com a aparente nitidez de objetos extremamente rápidos em displays Ultra HD – pense em um ponteiro do mouse ou mira de um jogo de vídeo que pode se mover através dos aproximadamente 4.000 pixels horizontais de um display 4K em um segundo.
Para eliminar os efeitos estroboscópicos que podem acontecer com objetos se movendo tão rapidamente, você pode precisar de um display teórico de 10.000Hz ou mais. Claro, mesmo com um monitor de 1.000Hz, você precisará de conteúdo rodando a 1.000 quadros por segundo para aproveitar ao máximo o hardware de comutação de pixels ultrarrápido.
Rumo ao Futuro
Embora esse nível de desempenho possa parecer ridículo para o hardware atual executando qualquer jogo moderno, esse tipo de desempenho não é mais tão inatingível quanto se poderia pensar. Dados da Nvidia mostram a RTX 4090 gerando taxas de quadros acima de 600 fps em jogos populares como Rainbow Six Siege e Fortnite em configurações “Altas” e resolução 1440p completa.
Com o avanço das próximas gerações de placas gráficas e tecnologias de geração de quadros, esperar apenas um milissegundo para que seu monitor exiba uma nova imagem pode não ser tão ridículo assim. À medida que a tecnologia continua evoluindo, é provável que daqui a alguns anos olhemos para trás para um artigo como este e achemos quaint que já nos impressionávamos com a ideia de um display que chegava a meros 1.000Hz.
Referências
Referência: Does anyone really need a 1,000 Hz gaming display?