Resgate Do Primeiro Motor De Busca Da Internet: O Archie
Resgate do Archie: O Primeiro Motor de Busca da Internet
Em 1989, o Archie, criado por Alan Emtage, estudante da Universidade McGill em Montreal, Canadá, revolucionou a forma como as pessoas usavam e visualizavam a então nascente Internet. Esse sistema de busca permitia a pesquisa em diversos servidores FTP “anônimos” espalhados por uma pequena rede de universidades, pesquisadores e nós governamentais e militares. Apesar de ter sido eventualmente substituído por portais da web e mecanismos de busca, o Archie permanece como uma maneira útil de indexar sites FTP e merece ser preservado.
O Resgate do Archie
Infelizmente, até 2024, o Archie havia quase desaparecido. Porém, os pesquisadores e entusiastas do canal The Serial Port no YouTube encontraram o que provavelmente é a última cópia existente desse software. Eles trabalharam arduamente, consultando dezenas de recursos, incluindo o Internet Old Farts Club no Facebook, para localizar uma versão funcional do código do Archie.
A Importância da Preservação
Além de resgatar a última versão funcional do Archie (aparentemente uma versão beta 3.5), o The Serial Port publicou sua documentação e agora opera um servidor Archie em um emulador de Sun SPARCstation 5. Esse servidor está indexando seu próprio espelho do arquivo Hobbes, bem como os sites FTP do FreeBSD, Adobe e D Bit emulation.
O Legado do Archie
Alan Emtage, que posteriormente ajudou a definir o padrão Uniform Resource Locator (URL), deu sua bênção aos esforços do The Serial Port para resgatar e preservar o código do servidor Archie. Esse é um final feliz para uma história sobre a preservação da Internet em seus primórdios, de uma maneira relevante para os dias de hoje, com a esperança de que mais iniciativas semelhantes surjam no futuro.
Referências
Archie, o primeiro motor de busca da Internet, é resgatado e está em funcionamento