Recuperação de Dados com Chaves de Descriptografia

Voltar para Blog

Recuperação de Dados por meio de Chaves de Descriptografia

A notícia divulgada recentemente informa que o FBI recuperou milhares de chaves de descriptografia que podem permitir a recuperação de dados mantidos inacessíveis por ransomware. As vítimas do grupo LockBit são encorajadas a se apresentar para obter ajuda na recuperação de seus dados.

Chaves de Descriptografia Recuperadas pelo FBI

O FBI anunciou a recuperação de mais de 7.000 chaves de descriptografia do grupo LockBit, o que representa um aumento significativo em relação às 1.000 chaves inicialmente obtidas. Essas chaves podem auxiliar as vítimas na recuperação de seus dados criptografados e inacessíveis.

Alerta sobre a Dupla Extorsão do LockBit

O LockBit, assim como outros grupos de ransomware, adota um modelo de dupla extorsão, exigindo pagamento não apenas pela chave de descriptografia, mas também pela promessa de não vender ou divulgar dados confidenciais. Mesmo com a recuperação das chaves, as vítimas ainda correm o risco de ter seus dados divulgados.

Continuidade das Atividades do LockBit

Mesmo com ações de combate e apreensão de infraestrutura do LockBit, o malware continua se espalhando, com novos ataques e lançamentos de novos encryptors pelo grupo. Dados roubados de vítimas anteriores e recentes também têm sido divulgados pelos associados do LockBit.

Recompensas e Apelo do Departamento de Estado dos EUA

O Departamento de Estado dos EUA está oferecendo recompensas de até $10 milhões por informações que levem à prisão dos líderes do LockBit e $5 milhões por afiliados do grupo. As autoridades incentivam as vítimas a relatarem os incidentes e buscarem auxílio para lidar com as consequências do ransomware.

Referências

Referência: FBI urges LockBit victims to step forward after seizing 7,000 decryption keys

Compartilhe esta postagem

Voltar para Blog
💬 Precisa de ajuda?