Jolla Lança Assistente IA Pessoal Com Foco Em Privacidade

Voltar para Blog

Jolla lança seu assistente de IA pessoal com foco em privacidade

A startup finlandesa Jolla acaba de apresentar oficialmente a primeira versão de seu assistente de IA pessoal baseado em servidor, o Jolla Mind2. O dispositivo de IA com foco em privacidade foi revelado exclusivamente pela TechCrunch durante o MWC em fevereiro.

Pré-vendas e lançamento na Europa

Durante um evento de lançamento transmitido ao vivo na segunda-feira, a Jolla também iniciou as pré-vendas do Jolla Mind2, com as primeiras unidades programadas para serem enviadas ainda este ano na Europa. As pré-vendas globais serão abertas em junho, com planos de envio ainda este ano ou no início do próximo.

Competição no mercado de IA

Nos últimos dois meses desde que a TechCrunch revelou o primeiro protótipo impresso em 3D do assistente de IA da Jolla, houve um considerável burburinho em torno de outros dispositivos de IA voltados para o consumidor, como o Ai Pin da Humane e o Rabbit R1. No entanto, o interesse inicial tem sido ofuscado por experiências de usuário ruins ou inacabadas, com a sensação de que os dispositivos de IA nascentes são pesados em experimentação e leves em utilidade.

Abordagem cautelosa da Jolla

A startup europeia por trás do Jolla Mind2 está determinada a não cair nessa armadilha, de acordo com o CEO e co-fundador Antti Saarnio. Por isso, eles estão se movendo “com cuidado”, tentando evitar o erro de prometer demais e entregar menos. “Tenho certeza de que este é um dos maiores momentos de disrupção para a IA – sua integração em nosso software. É uma disrupção massiva. Mas as primeiras abordagens foram apressadas, basicamente, e esse foi o problema”, afirmou Saarnio à TechCrunch. “Você deve introduzir um software que realmente funcione.”

Especificações e preço do Jolla Mind2

A Jolla planeja enviar as primeiras centenas de unidades (até 500) do dispositivo para early adopters na Europa neste outono, provavelmente aproveitando a comunidade de entusiastas que construiu em torno de seus produtos anteriores, como o sistema operacional móvel Sailfish.

O preço do Jolla Mind2 será de €699 (incluindo IVA) – portanto, o hardware é consideravelmente mais caro do que a equipe havia planejado originalmente. No entanto, há também mais RAM (16GB) e armazenamento (1TB) a bordo do que eles haviam orçado inicialmente. Menos positivo: os usuários terão que pagar uma assinatura mensal a partir de €9,99.

Recursos de IA do Jolla Mind2

O Jolla Mind2 abriga uma série de agentes de IA sintonizados para diversos casos de uso focados em produtividade. Eles são projetados para se integrar a serviços de terceiros relevantes (via APIs) para que possam executar diferentes funções, como um agente de e-mail que pode triagem sua caixa de entrada, e compor e enviar mensagens. Ou um agente de contatos que a Jolla brevemente demonstrou no MWC, que pode ser um repositório de informações sobre as pessoas com as quais você interage, para mantê-lo atualizado sobre sua rede profissional.

Processamento local e privacidade

A promessa de processamento local e privado é o principal ponto de venda do produto. A Jolla garante que as consultas e dados do usuário permanecem de forma segura no hardware em sua posse, em vez de serem sugados para a nuvem para mineração de dados comerciais, como acontece com o ChatGPT da OpenAI.

No entanto, a latência precisará ser reduzida ao mínimo, o que é duplamente importante dado o caso de uso de produtividade e conveniência que a Jolla também está mirando, além de seu foco estratégico central em proteger os dados pessoais.

Referências

Referência: Jolla takes the wraps off AI hardware with a privacy-centric purpose

Compartilhe esta postagem

Voltar para Blog
💬 Precisa de ajuda?