Irmãos Acusados de Roubar $25 Mi em Criptomoedas da Blockchain Ethereum
Irmãos Acusados de Roubar $25 Milhões em Criptomoedas da Blockchain Ethereum
Dois irmãos, Anton Peraire-Bueno e James Peraire-Bueno, foram detidos pela Justiça Federal por supostamente roubarem cerca de $25 milhões em criptomoedas em questão de segundos, em uma “manipulação inédita” da blockchain Ethereum. Os irmãos, que estudaram matemática e ciência da computação no MIT, usaram as habilidades adquiridas em uma das universidades mais prestigiadas do país para explorar “a própria integridade da blockchain Ethereum” e obter os fundos de forma fraudulenta, de acordo com os promotores.
Planejamento Meticuloso do Ataque
Apesar de o roubo ter sido realizado em questão de segundos, os irmãos passaram meses planejando o ataque, de acordo com os documentos de acusação. Eles criaram um “documento online” detalhando um plano em quatro etapas: 1) A Isca, 2) Desvendando o Bloco, 3) A Busca, e 4) A Propagação. Os irmãos configuraram uma série de validadores Ethereum “de maneira a ocultar suas identidades” por meio de empresas de fachada, endereços intermediários de criptomoedas, exchanges estrangeiras e uma rede de privacidade.
Exploração de Vulnerabilidade na Rede Ethereum
De acordo com a acusação, os irmãos Peraire-Bueno exploraram uma vulnerabilidade no código da Ethereum que já foi corrigida. “Ao fazer isso, eles obtiveram acesso fraudulento a transações privadas pendentes e usaram esse acesso para alterar certas transações e obter a criptomoeda de suas vítimas”, afirma o comunicado do Departamento de Justiça.
Lavagem de Dinheiro e Tentativa de Fuga
Após roubarem aproximadamente $25 milhões em criptomoedas, os irmãos Peraire-Bueno supostamente lavaram os fundos por meio de diversas empresas de fachada. Nos dias seguintes ao suposto roubo, o histórico de pesquisas online dos irmãos incluía termos como “melhores advogados de criptomoedas”, “quanto tempo é o prazo de prescrição nos EUA” e “limitações de lavagem de dinheiro”.
Consequências Legais
Se condenados, cada um dos irmãos pode pegar até 20 anos de prisão por cada uma das três acusações, de acordo com o Departamento de Justiça. A investigação foi conduzida pelo Departamento de Justiça e pela Receita Federal dos EUA.
Referências
Notícia original: Irmãos Acusados de Roubar $25 Milhões em Criptomoedas da Blockchain Ethereum