Elon Musk e a Alocação de Recursos da Tesla: Polêmica das GPUs

Voltar para Blog

Elon Musk e a polêmica da alocação de recursos da Tesla

Elon Musk, mais uma vez, está sendo acusado de desviar recursos da Tesla para suas outras empresas. Desta vez, o foco está nos clusters de GPUs H100 de alta performance da Nvidia. Documentos revelam que Musk redirecionou 12.000 GPUs para sua empresa de mídia social X, em vez de utilizá-los na Tesla.

Expansão de negócios da Tesla

A Tesla, uma fabricante de automóveis lucrativa, surpreende ao direcionar seus esforços para se tornar uma empresa de inteligência artificial e robótica. Musk defende essa transição, afirmando que a Tesla está destinada a atuar nesse novo segmento, o que justifica os investimentos em GPUs para desenvolver software de assistência à direção autônoma.

Desafios e controvérsias

Apesar do aumento da fiscalização nos EUA, a Tesla reduziu o preço do seu polêmico sistema de “direção totalmente autônoma” e está prestes a lançar o recurso na China. No entanto, questões surgem sobre a capacidade dos veículos chineses da Tesla de utilizar essa tecnologia, devido à falta de um chip crítico em 1,2 milhão de carros produzidos durante a escassez de chips.

Impacto nos lucros da Tesla

A Tesla aposta na subscrição mensal do software de direção autônoma como forma de aumentar suas margens de lucro, que são mais vantajosas do que as obtidas com a venda de veículos físicos. A empresa justifica a necessidade de grandes clusters de GPUs para o desenvolvimento desse software, inclusive com a criação do supercomputador Dojo.

Referências

Fonte: Ars Technica

Compartilhe esta postagem

Voltar para Blog
💬 Precisa de ajuda?