Descoberta de Malware em Apps Android: Anatsa Ataca Instituições Financeiras
Descoberta de Malware em Apps Android
Uma análise da empresa de cibersegurança Zscaler identificou mais de 90 aplicativos Android maliciosos enviados para a Google Play nos últimos meses, incluindo um trojan sofisticado chamado Anatsa. No total, esses apps infectados foram baixados mais de 5,5 milhões de vezes.
Detalhes da Descoberta
O Anatsa, também conhecido como “TeaBot”, e outros malwares mencionados no relatório são aplicativos dropper que se disfarçam de leitores de PDF e QR code, fotografia, saúde e fitness. Mesmo representando apenas cerca de dois por cento dos malwares mais populares, o Anatsa é responsável por danos significativos, atacando mais de 650 instituições financeiras.
Funcionamento do Anatsa
Uma vez instalado, o Anatsa utiliza técnicas avançadas para evitar detecção e obter acesso a informações bancárias. Alguns dos aplicativos mencionados no relatório, como “PDF Reader and File Manager” e “QR Reader and File Manager”, possuem uma aparência inofensiva para usuários desavisados.
Categorias dos Apps Infectados
A maioria dos aplicativos infectados foi classificada como ferramentas, como gerenciadores de arquivos, editores e tradutores. Outras categorias incluíam fotografia, produtividade e “personalização”, que pode abranger aplicativos para personalização de telas e papéis de parede do Android.
Alerta aos Usuários
Embora os aplicativos maliciosos tenham sido removidos, é importante manter a vigilância ao instalar novos apps. A segurança digital é fundamental para proteger informações sensíveis e evitar possíveis danos causados por malwares.
Referências
Fonte: Mashable