Aquíferos Submarinos: A Solução Inesperada Para a Escassez de Água Doce
Aquíferos Submarinos: A Solução Inesperada para a Escassez de Água Doce
A escassez de água doce é um desafio global cada vez mais preocupante. Atualmente, um quarto da população mundial enfrenta estresse hídrico, utilizando quase todo o seu suprimento de água doce anualmente. Segundo as previsões da ONU, esse número deve subir para dois terços da população até 2030. Felizmente, uma fonte inesperada pode oferecer alívio: os aquíferos submarinos, gigantescas massas de rocha ou sedimento submersos que armazenam e transportam água doce.
Entendendo a Origem da Água Doce Submersa
Pesquisadores têm se esforçado para desvendar a origem dessa água doce submersa. Um aquífero localizado na costa leste dos Estados Unidos, que se estende de Martha’s Vineyard a Nova Jersey e contém quase tanto volume de água quanto dois Lagos Ontários, tem sido o foco de estudos recentes. Acredita-se que, quando as geleiras cobriam a costa leste e o nível do mar era significativamente mais baixo, a água doce preencheu pequenos bolsões no solo arenoso aberto. Posteriormente, há cerca de 10.000 anos, com o aquecimento global e a elevação do nível do mar, essa água doce ficou aprisionada no gigantesco Aquífero da Plataforma Continental.
Desvendando o Mistério da Origem da Água
Entender a origem dessa água doce é fundamental para identificar a localização de outros aquíferos submersos ao redor do mundo. O paleo-hidrogeologista Mark Person, do Instituto de Mineração e Tecnologia de Novo México, tem estudado esse aquífero desde 1991 e afirma que, embora o tamanho, volume e idade do aquífero sejam bem conhecidos, a fonte da água ainda é um mistério.
Modelagem e Análise de Isótopos
Para tentar desvendar a origem da água, Person desenvolveu três modelos bidimensionais do aquífero submarino, utilizando dados sísmicos, amostras de sedimentos e água de poços perfurados em terra. Dois desses modelos envolviam o derretimento de geleiras, enquanto um não. Além disso, a equipe de Person analisou isótopos de oxigênio presentes na água, buscando identificar se a água tinha origem em geleiras derretidas.
Implicações e Potencial dos Aquíferos Submarinos
Desvendar a origem da água doce nos aquíferos submarinos é um passo crucial para entender se esses reservatórios são uma fonte de água renovável ou apenas um suprimento de emergência. Caso a água tenha se acumulado durante o derretimento de geleiras no passado, pode ser um recurso finito. Por outro lado, se a água for reabastecida lentamente, esses aquíferos podem se tornar uma fonte alternativa valiosa de água potável.
Referências
Ars Technica. What put huge quantities of freshwater under the seabed?