Amazon Lança Novas Ferramentas de IA para Experiência de Compra
Amazon Introduz Novas Ferramentas de Inteligência Artificial para Melhorar a Experiência de Compra
Amazon anunciou recentemente a introdução de um conjunto de novas ferramentas de inteligência artificial generativa com o objetivo de aprimorar a experiência de compra tanto para os clientes quanto para os vendedores na plataforma. Uma das características mais notáveis é a personalização das recomendações de produtos com base nas preferências, histórico de busca, navegação e compras dos clientes.
Recomendações Personalizadas e Categorias Ampliadas
Em vez da tradicional função “mais produtos como este”, as novas recomendações serão oferecidas em categorias maiores, alinhadas aos hábitos de compra do cliente, como eventos sazonais ou atividades esportivas. A empresa afirma estar utilizando um grande modelo de linguagem para recomendar produtos com características específicas, visando proporcionar uma experiência mais personalizada.
Ferramentas para Vendedores
Além das melhorias para os clientes, a Amazon também está lançando novas ferramentas para os vendedores terceirizados na plataforma. Uma delas é uma ferramenta geradora de vídeos gratuita que utiliza a imagem e características do produto para criar clipes gerados por inteligência artificial. Essa funcionalidade visa tornar o marketing em vídeo mais acessível e econômico, atendendo à demanda dos consumidores por mais conteúdo audiovisual das marcas.
Projeto Amelia: Chatbot para Auxiliar Vendedores
Outra novidade é o “Projeto Amelia”, um chatbot que oferece recomendações personalizadas, insights e assistência para solução de problemas, com foco em melhorar o desempenho dos vendedores terceirizados da Amazon. Por exemplo, o chatbot pode fornecer um resumo dos dados de vendas, tráfego do site e comparações de desempenho ano a ano quando questionado sobre o desempenho do negócio.
Atualizações de IA Generativa para a Amazon
Essas atualizações representam um avanço significativo para a Amazon no campo da inteligência artificial generativa, colocando-a em posição de competir com gigantes do setor, como Meta e Google. A empresa está investindo em melhorias para a assistente virtual Alexa, utilizando o AI Claude da Anthropic, após enfrentar desafios com seus próprios modelos da AWS.