Acionistas processam Elon Musk e Tesla por desvio de recursos
Elon Musk e Tesla processados por acionistas
Acionistas da Tesla entraram com um processo contra Elon Musk e o conselho da empresa, alegando desvio de talentos e recursos para a empresa rival de inteligência artificial, xAI. O processo foi movido em Delaware, onde a Tesla é incorporada, horas antes de uma votação para mudar a sede da empresa para o Texas.
Acusações de desvio de recursos
O processo alega que Musk e o conselho da Tesla violaram seu dever fiduciário ao lançar a xAI, empresa fundada em 2023 com foco em compreender “a verdadeira natureza do universo”. Os acionistas afirmam que Musk desviou talentos e recursos escassos da Tesla para a xAI, levantando bilhões de dólares para a empresa rival.
Impacto nos negócios
A estratégia de Musk de posicionar a Tesla como uma potência em robótica e inteligência artificial impulsionou o preço das ações da empresa, superando o valor de grandes montadoras combinadas. Enquanto isso, a xAI arrecadou US$ 6 bilhões em sua rodada inicial de financiamento e lançou o Grok, uma versão mais ousada do ChatGPT da OpenAI.
Outras alegações e processos
Além do processo dos acionistas, um investidor institucional processou a Tesla, acusando Musk de lucrar bilhões vendendo ações da empresa com informações privilegiadas. Musk também mencionou a necessidade de aumentar sua participação na Tesla para 25% para consolidar a liderança em inteligência artificial e robótica.