Acionistas Da Tesla Contestam Pacote De Remuneração De Elon Musk
Acionistas da Tesla se opõem ao pacote de remuneração de Elon Musk
Um grupo de acionistas da Tesla está pedindo que outros acionistas votem contra o pacote de remuneração de $46 bilhões de Elon Musk, afirmando que o conselho da Tesla é disfuncional e “excessivamente submisso ao CEO Musk”. O grupo também pediu que os acionistas votem contra a reeleição dos membros do conselho Kimbal Musk e James Murdoch.
Governança Corporativa Falha
De acordo com a carta do grupo de acionistas, a Tesla “sofre de uma falha material de governança que requer nossa atenção e ação urgentes”, e seu conselho “é composto por diretores que têm laços pessoais próximos com o CEO Elon Musk”. O grupo afirma que esses laços, juntamente com a “compensação excessiva dos diretores”, impedem o nível de pensamento crítico e independente necessário para uma governança eficaz.
Pacote de Remuneração Contestado
O pacote de remuneração de Musk foi aprovado pelos acionistas da Tesla em 2018, mas foi anulado por uma decisão judicial em janeiro de 2024. Após uma ação judicial movida por um acionista, a juíza Kathaleen McCormick, do Tribunal de Chancelaria de Delaware, decidiu que o plano de remuneração era injusto para os acionistas da Tesla e deveria ser rescindido.
Desempenho Acionário em Queda
O grupo de acionistas também aponta que, apesar do aumento do preço das ações da Tesla de $28,51 em março de 2020 para $409,71 em novembro de 2021, as ações caíram para $172,63, uma queda de 62% em relação ao pico. Eles acreditam que as “distrações causadas pelos muitos projetos de Musk, particularmente sua decisão de comprar o Twitter, desempenharam um papel material no desempenho inferior da Tesla”.
Reputação Prejudicada
Além disso, o grupo de acionistas afirma que a reputação da Tesla foi prejudicada pelas “brigas públicas de Musk com reguladores, a aquisição do Twitter, declarações controversas no X e seus problemas legais e pessoais”.
Conclusão
Em resumo, um grupo de acionistas da Tesla está se opondo ao pacote de remuneração de $46 bilhões de Elon Musk, alegando falhas na governança corporativa da empresa e no desempenho das ações. Eles pedem que outros acionistas votem contra a reeleição de membros do conselho e a aprovação do pacote de remuneração de Musk.
Referências
Tesla shareholder group opposes Musk’s $46B pay, slams board dysfunction