Gatos E Robôs: Instalação Artística Interativa Multiespécie
Gatos e Robôs: Uma Combinação Vencedora em Instalação Artística Interativa
Gatos e robôs são uma combinação fascinante, como evidenciado por inúmeros vídeos de gatos brincando em cima de Roombas. Agora, temos o “Cat Royale”, uma instalação ao vivo “multiespécie” em que três gatos “brincaram” regularmente com um robô durante 12 dias, cuidadosamente monitorados por operadores humanos.
Criando uma Instalação Multiespécie
A instalação foi criada por cientistas da computação da Universidade de Nottingham, em colaboração com artistas do grupo Blast Theory. Ela estreou no World Science Festival em Brisbane, Austrália, no ano passado e agora é uma exposição itinerante. A série de vídeos no YouTube recentemente ganhou um Prêmio Webby, e um artigo detalhando os insights obtidos com a experiência foi eleito o melhor artigo na recente Conferência de Computação e Interação Humana (CHI’24).
Garantindo o Bem-Estar dos Gatos
Antes de construir a instalação, a equipe realizou uma série de workshops exploratórios para garantir que o design da instalação e do robô levariam em conta o bem-estar dos gatos. “Criar um sistema multiespécie – onde gatos, robôs e humanos são todos considerados – requer mais do que apenas projetar o robô”, disse o co-autor Eike Schneiders, do Laboratório de Realidade Mista de Nottingham.
A Instalação e o Robô
A instalação consistia em um recinto personalizado, habitado por três gatos – Ghostbuster, Clover e Pumpkin (um pai e dois filhotes) – durante seis horas por dia, por 12 dias. O recinto foi projetado como uma “utopia para gatos”, com diversos elementos enriquecedores, como plataformas, passarelas, tocas, arranhadores, fontes de água, estações de alimentação e caixas de areia.
O robô utilizado foi o braço robótico Kino Gen3 lite, com software treinado em mais de 7.000 vídeos de gatos. Um sistema de tomada de decisão dava autonomia ao robô, que propunha atividades específicas para cada gato. Um operador humano então usava um sistema de controle de interface para instruir o robô a executar os movimentos.
Avaliando as Interações
Cada interação entre os gatos e o robô foi avaliada com base em um “índice de felicidade”, levando em conta o nível de engajamento, linguagem corporal e outros fatores. Oito câmeras monitoravam as atividades, e esse material foi remixado e editado em vídeos diários no YouTube e, eventualmente, em um filme de oito horas.
Conclusão
O projeto “Cat Royale” demonstra como a colaboração entre cientistas da computação e artistas pode resultar em uma instalação artística interativa inovadora, que enriquece a vida de animais de estimação e engaja o público. Ao considerar cuidadosamente o bem-estar dos gatos, a equipe conseguiu criar uma experiência única que combina tecnologia e arte de maneira harmoniosa.
Referências: Cats playing with robots proves a winning combo in novel art installation