Explorando os Sentidos Sensoriais nos Jogos Digitais
Explorando os Sentidos Sensoriais nos Jogos Digitais
À medida que os jogos de vídeo e filmes se tornam cada vez mais imersivos, surge a percepção de que algumas sensações ainda estão faltando nessa experiência. Será que há um momento em um jogo como Gran Turismo em que você desejaria poder sentir o cheiro da borracha queimada e do escapamento do motor? Ou uma experiência de jogar beer pong no Horizon Worlds não seria completa sem poder saborear o lúpulo?
Smellovision: O Retorno do Olfato Digital
Neste episódio do podcast The Vergecast, exploramos os tópicos do olfato e do paladar nos jogos digitais e se eles realmente poderiam aprimorar a experiência virtual para os jogadores. Apresentamos um produto chamado GameScent, uma máquina de aromas alimentada por IA que sincroniza com o design de som do conteúdo que você está jogando ou assistindo, liberando fragrâncias aprovadas pela GameScent para acompanhar esses sons. Testamos o GameScent em jogos como Mario Kart e Animal Crossing para ver se essa é uma indicação de um futuro de jogos com aromas.
Saboreando a Realidade Virtual
Do lado do paladar, conversamos com Nimesha Ranasinghe, professor assistente da Universidade do Maine, que trabalha com sensações de paladar e simulação de paladar em experiências de realidade virtual. Ranasinghe nos explica sua pesquisa sobre o envio de pulsos elétricos para a língua, a fim de manipular diferentes sensações de sabor, como salgado, doce, azedo e amargo. Ele também fala sobre como sua pesquisa levou a dispositivos experimentais, como um “coquetel virtual”, que permitiria o envio de experiências de degustação e bebida por meio de sinais digitais.
Referências
The Verge – Smellovision is back for a new generation of media